Pessoas com deficiência severa na Região Sul do Brasil: características da população segundo os Censos 2000 e 2010

Autores

  • Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Leonildo Pereira de Souza Sociólogo, mestrando em Sociologia pela UFPR, pesquisador do IPARDES

Palavras-chave:

Deficiência severa, População, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

Resumo

O objetivo desse estudo consiste em realizar uma comparação do perfil sócio-demográfico das pessoas com deficiência severa (auditiva, visual, mental, motora ou múltipla), a partir da sistematização dos dados disponibilizados pelos Censos de 2000 e 2010, com um recorte específico nos estados da Região Sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Será observada a distribuição de atributos como sexo, idade, situação do domicílio, escolaridade, PIA e PEA, entre outros. A abordagem será descritiva procurando destacar aqueles elementos cujas mudanças e/ou tendências de transformação foram verificadas no período.

Biografia do Autor

Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Doutorando em Sociologia (Linha Ruralidades e Meio Ambiente - UFPR), Mestre em Sociologia (Idem, 2007), Engenheiro Agrônomo (UFPR, 2000). Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, IPARDES.

Downloads

Publicado

2012-12-03

Como Citar

Cintra, A. P. de U., & de Souza, L. P. (2012). Pessoas com deficiência severa na Região Sul do Brasil: características da população segundo os Censos 2000 e 2010. Caderno IPARDES - Estudos E Pesquisas, 2(2), 68–86. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/cadernoipardes/article/view/535

Edição

Seção

Dossiê: População, mobilidade e arranjos espaciais no Censo de 2010