AS OPERAÇÕES DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS: A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA À LUZ DO CASO DA MINUSTAH

Autores

  • Maria Eduarda Laryssa Silva Freire Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil
  • Stela da Rocha de Medeiros Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Mariana Pimenta Oliveira Baccarini Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo busca elucidar a importância do Conselho de Segurança das Nações Unidas dentro do escopo das operações de paz, tendo como pano de fundo ilustrativo a MINUSTAH, operação que surgiu a partir de uma resolução determinada e autorizada pelo órgão em 1 de junho de 2004. Tendo por caráter uma missão de estabilização do cenário do Haiti, a resolução tinha como compromisso a soberania, a independência, a integridade territorial e a unidade do país, frente a um complicado contexto de violação de direitos humanos decorrente da transição do governo haitiano. Portanto, pretende-se aqui entender o papel do Conselho de Segurança da ONU dentro desse contexto de busca da paz e da segurança, apresentando processos, conceitos e conjunturas relacionados tanto com o Conselho quanto com as operações de paz e com o próprio panorama do Haiti, como um quadro ilustrativo do que pretendemos abordar, sendo estes sumariamente importantes para a compreensão tanto no aspecto mais geral quanto no aspecto mais específico, como no caso do Haiti. Tem-se por base o método qualitativo de análise, o qual conta com os procedimentos de exploração e descrição, através dos quais foram utilizados tanto relatórios da ONU quanto bibliografia especializada no assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Laryssa Silva Freire, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora membra do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB /CNPq). Com interesse na área de Defesa Nacional e Segurança Internacional. Bolsista CAPES no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela UFPB durante o período de 04/2019 até 10/2019.

Stela da Rocha de Medeiros Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pós-Graduanda Latu Sensu em Relações Internacionais com ênfase em Direito Internacional pelo Instituto Damásio de Direito. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI). Possui interesse de estudo e pesquisa nos temas: Mulheres e Forças Armadas, Movimento Feminista e Estudos de Defesa e Segurança Internacional.

Mariana Pimenta Oliveira Baccarini, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Relações Internacionais. Leciona no Curso de Graduação em Relações Internacionais e na Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais. Doutora em Ciência Política pela UFMG (2014), Mestre (2010) e Graduada (2005) em Relações Internacionais pela PUC-MG e Especialista Estudos Diplomáticos pela Faculdade Milton Campos (2007). Possui Pós-Doutorado em Relações Internacionais, tendo por linha de pesquisa Processos Decisórios em Política Externa e Internacional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições internacionais, mudança institucional, ONU e Conselho de Segurança. Mãe de Rafael e Alice. Esteve em licença maternidade em 2015 e 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Silva Freire, M. E. L., Dantas, S. da R. de M., & Baccarini, M. P. O. (2020). AS OPERAÇÕES DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS: A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA À LUZ DO CASO DA MINUSTAH. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 40(137). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1093

Edição

Seção

Seção Especial: Operações de Paz. Organizadora: Prof. Dra. Karla Pinhel Ribeiro