AS OPERAÇÕES DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS: A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA À LUZ DO CASO DA MINUSTAH
Resumo
O presente artigo busca elucidar a importância do Conselho de Segurança das Nações Unidas dentro do escopo das operações de paz, tendo como pano de fundo ilustrativo a MINUSTAH, operação que surgiu a partir de uma resolução determinada e autorizada pelo órgão em 1 de junho de 2004. Tendo por caráter uma missão de estabilização do cenário do Haiti, a resolução tinha como compromisso a soberania, a independência, a integridade territorial e a unidade do país, frente a um complicado contexto de violação de direitos humanos decorrente da transição do governo haitiano. Portanto, pretende-se aqui entender o papel do Conselho de Segurança da ONU dentro desse contexto de busca da paz e da segurança, apresentando processos, conceitos e conjunturas relacionados tanto com o Conselho quanto com as operações de paz e com o próprio panorama do Haiti, como um quadro ilustrativo do que pretendemos abordar, sendo estes sumariamente importantes para a compreensão tanto no aspecto mais geral quanto no aspecto mais específico, como no caso do Haiti. Tem-se por base o método qualitativo de análise, o qual conta com os procedimentos de exploração e descrição, através dos quais foram utilizados tanto relatórios da ONU quanto bibliografia especializada no assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-03-04
Como Citar
Silva Freire, M. E. L., Dantas, S. da R. de M., & Baccarini, M. P. O. (2020). AS OPERAÇÕES DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS: A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA À LUZ DO CASO DA MINUSTAH. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 40(137). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1093
Edição
Seção
Seção Especial: Operações de Paz. Organizadora: Prof. Dra. Karla Pinhel Ribeiro
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
