Foco e Escopo

A Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD é uma publicação semestral do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPL, do Governo do Estado do Paraná, que recebe artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial.

A linha editorial da RPD constitui um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio da publicação de artigos técnico-científicos, ensaios teóricos relacionados à área da socioeconomia, tendo como o público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins, no Brasil e no exterior.

A RPD é uma Revista de acesso livre, publica usualmente 400 exemplares por número e os distribui gratuitamente a bibliotecas de universidades federais, faculdades paranaenses, institutos de pesquisa no Brasil e no Cone Sul. A Revista tem como missão publicar artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial sendo considerada uma Revista de referência em nível nacional e regional. O diferencial da RPD foi adquirido ao longo dos anos, hoje é considerada uma publicação de referência no Estado do Paraná, tanto no que tange as questões regionais, como em termos de Brasil e Cone Sul; além de contar com um corpo editorial e de avaliadores que são fundamentais para que a qualidade da publicação se mantenha também como um de seus pontos fortes.

A cada edição são publicados artigos de fluxo contínuo, avaliados pelo sistema blind review, oriundos de autores não só brasileiros como sul americanos e europeus, assim como um dossiê temático acerca de tema atual que objetiva debater e divulgar novos estudos e pesquisas à comunidade acadêmica inerentes a missão da Revista.

O conteúdo da revista é de inteira responsabilidade de seus autores e não exprime, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial e das instituições patrocinadoras.