AVALIAÇÃO DOS EFEITOS SOCIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NAS VIAS RURAIS DE TOLEDO-PR
Palavras-chave:
Programa, Avaliação, Rural, Asfalto, DesenvolvimentoResumo
A pavimentação asfáltica de vias rurais pelo Programa de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Toledo revelou uma lacuna avaliativa. Observou-se que, com o passar dos anos de implantação, o programa tomou proporções de relevância regional e nacional, destacando-se principalmente no apelo à qualidade de vida da população e em termos de benefícios econômicos, e muito pouco pela própria questão ambiental, princípio pelo qual se desenhou o programa. Dessa forma, esta pesquisa se propôs a estudar os efeitos sociais colaterais (não intencionais) que o asfalto trouxe para a população beneficiada. A maneira encontrada para realizar essa análise foi por meio da adaptação de uma metodologia denominada Modelo de Análise de Satisfação. Os resultados obtidos, por meio de entrevistas, foram em torno do perfil da população e com relação ao grau de satisfação alusivo a aspectos de acesso a serviços públicos, saúde, educação, lazer e segurança. Apesar da média do grau de satisfação após a execução do asfalto ter aumentado, os entrevistados persistiram dentro da faixa de indecisão sobre os efeitos do programa. Já com relação ao desenho do programa, houve uma expressiva demonstração de desconhecimento. E, por fim, no tocante ao grau de satisfação dos beneficiários no processo de elaboração e implementação do programa, o resultado médio obtido foi de satisfação, estando as principais reclamações relativas à manutenção das pavimentações. Como conclusão, afirma-se que o caminho a seguir na manutenção da política pública está conectado com a gestão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
