UMA VIAGEM PELO JALAPÃO, BRASIL: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS

Autores

  • Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi Universidade Federal do Tocantins
  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Thalysson Missael da Silva Universidade Federal do Paraná
  • João Eugenio Marynowski Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo, Jalapão, Destino Turístico, Economia da Experiência, Desenvolvimento Local

Resumo

Investigar a economia da experiência, observando os níveis de interação vivenciados pelos turistas em destinos, pode ser uma importante ferramenta para o melhor aproveitamento e desenvolvimento sustentável de regiões turísticas. Este artigo apresenta uma abordagem para a avaliação dos domínios da experiência para o Parque Estadual do Jalapão, Brasil, a partir dos comentários postados na plataforma Tripadvisor. A interpretação foi realizada empregando-se a netnografia combinada com recursos de análise de conteúdo utilizando o software R. Os atrativos foram avaliados e classificados considerando as experiências relatadas. Concluiu-se que individualmente os atrativos sofrem variações no que tange aos domínios da experiência, sendo que as Dunas foi o lugar que obteve a melhor classificação e o povoado de Mumbuca a pior. Todavia, no conjunto do destino, pelos comentários do turista, verifica-se que o mesmo admite usufruir de uma experiência memorável. Assim, a abordagem apresentada contribuiu para a identificação de lacunas para iniciativas públicas e privadas que possibilitem o atendimento das expectativas dos turistas, tornando o Jalapão mais competitivo e viável na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais IESA pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-Doutorado em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, editora da revista Científica Espaço e Tempo Midiáticos e coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídas e Territorialidades Ameaçadas, membro do grupo de pesquisa Centro de Observação e Estuos Regionais (CORE) do Programa de Pós-Graduação em turismo da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação-política pública-comunidade; comunicação-educação-território; jornalismo-comunidade.

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Contestado, mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz - Unisc, de Santa Cruz do Sul - RS. Professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR e pesquisador colaborador de grupos de pesquisa da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina e da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pequenas Empresas e Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, desenvolvimento regional, redes interorganizacionais e competitividade.

Thalysson Missael da Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente estudando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Paraná (2015)

João Eugenio Marynowski, Universidade Federal do Paraná

João Eugenio é professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no qual é o atual coordenador. Seus interesses envolvem big data, incluindo banco de dados, sistemas distribuídos, segurança, teste e tolerância a falhas. Possui formação em Ciência da Computação, sendo doutor (2013) e mestre (2004) pela UFPR, e bacharel (2001) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Também realizou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) entre 2014 e 2015. Possui experiência tanto no ensino superior de diversas disciplinas (p. ex.: Algoritmos, BD, Redes, IA, Compiladores, SO e SD) quanto no uso de TI como apoio à gestão empresarial. Atuou como consultor, gerente, analista e orientador durante o desenvolvimento e implantação de sistemas distribuídos, web, de tempo real e planejamento. Foi diretor e administrador de empresa no seguimento de suporte e segurança de sistemas, provendo serviços de infra-estrutura tecnológica, auditoria de sistemas, administração de banco de dados e software livre

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Caracristi, M. de F. de A., Feger, J. E., Silva, T. M. da, & Marynowski, J. E. (2021). UMA VIAGEM PELO JALAPÃO, BRASIL: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 41(138). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1164

Edição

Seção

Dossiê: Turismo e Desenvolvimento. Organizador Prof. José Elmar Feger