UMA VIAGEM PELO JALAPÃO, BRASIL: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS
Palavras-chave:
Turismo, Jalapão, Destino Turístico, Economia da Experiência, Desenvolvimento LocalResumo
Investigar a economia da experiência, observando os níveis de interação vivenciados pelos turistas em destinos, pode ser uma importante ferramenta para o melhor aproveitamento e desenvolvimento sustentável de regiões turísticas. Este artigo apresenta uma abordagem para a avaliação dos domínios da experiência para o Parque Estadual do Jalapão, Brasil, a partir dos comentários postados na plataforma Tripadvisor. A interpretação foi realizada empregando-se a netnografia combinada com recursos de análise de conteúdo utilizando o software R. Os atrativos foram avaliados e classificados considerando as experiências relatadas. Concluiu-se que individualmente os atrativos sofrem variações no que tange aos domínios da experiência, sendo que as Dunas foi o lugar que obteve a melhor classificação e o povoado de Mumbuca a pior. Todavia, no conjunto do destino, pelos comentários do turista, verifica-se que o mesmo admite usufruir de uma experiência memorável. Assim, a abordagem apresentada contribuiu para a identificação de lacunas para iniciativas públicas e privadas que possibilitem o atendimento das expectativas dos turistas, tornando o Jalapão mais competitivo e viável na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
