A INFLAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA POR FAIXAS DE RENDA: PROPOSTA METODOLÓGICA E ANÁLISE

Autores

  • Murilo de Oliveira Schmitt FAE Centro Universitário
  • Roberto Peredo Zurcher

Palavras-chave:

Economia, Inflação, Índices, Metodologia de Cálculo

Resumo

A inexistência de cálculos da inflação por faixas de renda em Curitiba motivou o desenvolvimento de metodologia baseada nos cálculos de índices de preços do IBGE, fazendo uso de dados do índice de inflação do IPCA para Curitiba e das estruturas de consumo da POF. A metodologia se revelou prática e objetiva e traz resultados interessantes para a análise da inflação em 2020 nas diversas classes de renda de Curitiba, assim como suas possibilidades de uso.

Biografia do Autor

Murilo de Oliveira Schmitt, FAE Centro Universitário

Economista pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Economia pela Universidade McGill (Canadá). Professor de Economia na FAE Centro Universitário.

Roberto Peredo Zurcher

Economista pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1987-2019).

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Schmitt, M. de O., & Zurcher, R. P. (2021). A INFLAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA POR FAIXAS DE RENDA: PROPOSTA METODOLÓGICA E ANÁLISE. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 41(139). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1165