DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO PARANÁ E O PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO

Autores

  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Programa Paraná Competitivo. Indústria. Aglomerações. Produtividade. Concentração industrial.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o efeito do Programa Paraná Competitivo (PPC) na dinâmica industrial dos municípios paranaenses, com ênfase naqueles que não apresentavam uma formação industrial expressiva antes do Programa. Para isso, utilizou-se o método Propensity Score Matching, analisando o efeito do PPC na formação das aglomerações especializadas e diversificadas, na concentração industrial, na produtividade e na participação da indústria na economia. Como corolário, o PPC contribuiu efetivamente para o avanço industrial dos municípios paranaenses, alterando a dinâmica da estrutura produtiva, especialmente daqueles que já tinham um setor secundário mais consolidado ex ante.

Biografia do Autor

Augusta Pelinski Raiher, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia, do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e do Curso de Economia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Raiher, A. P. (2022). DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO PARANÁ E O PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(140). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1167

Edição

Seção

Dossiê: Estrutura e Dinâmica da Economia Paranaense . Organizador Prof. Alexandre Alves Porsse