O PADRÃO DE PROTEÇÃO COMERCIAL SETORIAL NO ESTADO DO PARANÁ: UMA BREVE NOTA

Autores

  • Bruno de Lorenzi Cancelier Mazzucco Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Importação, Tarifa, Protecionismo, Paraná.

Resumo

Por mais que a política comercial seja estabelecida e executada em nível nacional, é possível analisar como os interesses subnacionais se posicionam frente a política comercial nacional. A distribuição relativa dos fatores frente a estrutura econômica regional e nacional pode dificultar ou facilitar a sua organização política, que por sua vez, influencia o acesso à política comercial. O objetivo do artigo é realizar uma exposição da estrutura importadora do Paraná e sua respectiva proteção setorial, analisando sua inserção na economia. Para isso é feito um trabalho de cruzamento dos dados de valor importado do Paraná com os dados de proteção tarifária e de defesa comercial para avaliar a cobertura setorial da proteção.

Biografia do Autor

Bruno de Lorenzi Cancelier Mazzucco, Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2019).

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

de Lorenzi Cancelier Mazzucco, B. (2021). O PADRÃO DE PROTEÇÃO COMERCIAL SETORIAL NO ESTADO DO PARANÁ: UMA BREVE NOTA. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 41(139). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1178