CONVERGÊNCIA PARA O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PARANÁ: ABORDAGEM ESTÁTICA E DINÂMICA

Autores

Resumo

O consumo de energia elétrica foi utilizado para testar a hipótese da convergência para os municípios paranaenses de 2002 a 2016. Foi estimada convergência estática e dinâmica nas formas absoluta e condicional. Para estimação utilizou-se painel de dados e painel dinâmico. Os dados confirmaram a existência de convergência estática e dinâmica, absoluta e condicional, no consumo de energia elétrica dos municípios paranaenses. A convergência condicional mostrou-se relativamente mais forte que a convergência absoluta em todas as especificações. Embora se tenha descoberto convergência no consumo de energia elétrica, a velocidade de convergência foi relativamente baixa gerando tempo de meia vida bastante alto. Assim, sugere-se que políticas de controle de energia elétrica podem ainda não ser eficientes no estado do Paraná, já que os municípios ainda precisam elevar o consumo para garantir o crescimento econômico.

Biografia do Autor

Taíse Fátima Mattei, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

José Luiz Parré, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Professor titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) . Bolsista Produtividade em Pesquisa-CNPq. 

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Mattei, T. F. ., & Parré, J. L. (2022). CONVERGÊNCIA PARA O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PARANÁ: ABORDAGEM ESTÁTICA E DINÂMICA. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(142). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1217

Edição

Seção

Dossiê: Reestrututação Produtiva e Desenvolvimento Regional. Organizador: Prof. Julyerme Matheus Tonin