ALTERAÇÕES NA DINÂMICA ESTRUTURAL DE GRÃOS NA REGIÃO DO NORTE CENTRAL DO PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2003 E 2017

Autores

  • Julyerme Matheus Tonin Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini Universidade Federal de Rondonópolis – UFR

Resumo

As transformações na estrutura de grãos (milho, soja e trigo) no Paraná fornecem informações relevantes sobre a dinâmica da atividade agrícola do Estado. Para tal análise, se utiliza do ferramental do shift-share para decompor seus efeitos sobre a área, produção e rendimento. Entre os resultados tem-se o deslocamento espacial da produção de milho, decorrente da expansão do milho safrinha, o efeito rendimento predominante sobre o efeito área para a soja e o milho. Além desses, o efeito área foi positivo para todas as culturas analisadas, o que sugere que a região Norte Central apresente elevado potencial para a atividade de grãos.

Downloads

Biografia do Autor

Julyerme Matheus Tonin, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).  Professor Adjunto do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini, Universidade Federal de Rondonópolis – UFR

Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).    

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Tonin, J. M., & Ferrarini, A. dos S. F. (2022). ALTERAÇÕES NA DINÂMICA ESTRUTURAL DE GRÃOS NA REGIÃO DO NORTE CENTRAL DO PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2003 E 2017. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(142). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1222

Edição

Seção

Dossiê: Reestrututação Produtiva e Desenvolvimento Regional. Organizador: Prof. Julyerme Matheus Tonin