EXPECTATIVA DE VIDA NO PARANÁ: CENÁRIOS E GANHOS POTENCIAIS DE ANOS

Autores

  • Leonildo Pereira de Souza Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Resumo

Este artigo aborda o tema da longevidade da população estadual paranaense, de modo a apresentar cenários prospectivos com horizonte no ano de 2035. O objetivo é oferecer estimativas por meio da construção de Tábuas de Mortalidade, inicialmente para um cenário tendencial e, a partir do mesmo, três variantes estruturais, nominadas como de desaceleração, desejável e superação. Consiste, também, em se identificar as principais causas atuais de óbito incidentes ao longo do ciclo de vida das pessoas, para que, posteriormente, possam ser elaboradas estratégias de prevenção ou controle dos fatores de risco aos quais a população está exposta, gerando melhoria nas condições e padrões de bem-estar, com extensivo impacto na esperança de vida. Assim, o incremento de anos de vida da população paranaense passa primordialmente, por um lado, pela ênfase na redução da mortalidade por causas externas e pela diminuição da mortalidade infantil, e, por outro, pela capacidade de absorver de modo contínuo e suficiente a demanda crescente por prevenção e controle das DCNTs.

Biografia do Autor

Leonildo Pereira de Souza, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Souza, L. P. de. (2023). EXPECTATIVA DE VIDA NO PARANÁ: CENÁRIOS E GANHOS POTENCIAIS DE ANOS. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(143). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1245