EXPECTATIVA DE VIDA NO PARANÁ: CENÁRIOS E GANHOS POTENCIAIS DE ANOS
Resumo
Este artigo aborda o tema da longevidade da população estadual paranaense, de modo a apresentar cenários prospectivos com horizonte no ano de 2035. O objetivo é oferecer estimativas por meio da construção de Tábuas de Mortalidade, inicialmente para um cenário tendencial e, a partir do mesmo, três variantes estruturais, nominadas como de desaceleração, desejável e superação. Consiste, também, em se identificar as principais causas atuais de óbito incidentes ao longo do ciclo de vida das pessoas, para que, posteriormente, possam ser elaboradas estratégias de prevenção ou controle dos fatores de risco aos quais a população está exposta, gerando melhoria nas condições e padrões de bem-estar, com extensivo impacto na esperança de vida. Assim, o incremento de anos de vida da população paranaense passa primordialmente, por um lado, pela ênfase na redução da mortalidade por causas externas e pela diminuição da mortalidade infantil, e, por outro, pela capacidade de absorver de modo contínuo e suficiente a demanda crescente por prevenção e controle das DCNTs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).