DESENVOLVIMENTO HUMANO - O PARANÁ NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Resumo
A redução das desigualdades em sua dimensão regional está compreendida em um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na Agenda 2030, proposta pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), ensejando o desafio de se monitorar as disparidades regionais a partir de uma métrica que permita acompanhar a evolução do desenvolvimento nas subunidades nacionais, com parâmetros compatíveis com os utilizados para acompanhar a trajetória dos países. A presente pesquisa se insere nesta perspectiva, buscando destacar qual tem sido a performance do Estado do Paraná em termos da promoção do bem-estar de sua população. A avaliação foi realizada utilizando-se uma base de dados internacional que disponibiliza uma série histórica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para subunidades nacionais de 186 países, para o período 1990/2019. Além de verificar e qualificar os avanços verificados no Estado durante este período, apresenta-se uma estimativa da evolução futura do IDH paranaense para o período 2020/2035, com base em um modelo econométrico que contempla quatro indicadores (três subíndices e o IDH). Esta estimativa propiciou a identificação da trajetória tendencial do IDH no Estado, a qual foi qualificada considerando-se as trajetórias observadas em alguns países selecionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
