REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL E COMPETITIVIDADE DO COMÉRCIO EXTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Francisco José Gouveia de Castro Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a estrutura industrial paranaense, categorizando as atividades econômicas de acordo com níveis de intensidade tecnológica, e identificar os setores produtivos mais dinâmicos em termos de competitividade no comércio exterior. Para tal, são utilizadas metodologias que possibilitam a análise comparada entre o Paraná e as principais economias subnacionais brasileiras. O tipo de pesquisa é descritivo, com apoio documental e abordagem quantitativa. Na comparação com as economias de padrões semelhantes à paranaense aponta-se que a reestruturação produtiva, especialmente da indústria, é condição fundamental à competitividade do comércio exterior e ao desenvolvimento socioeconômico do Estado. Nisso, um fator a ser considerado é o marcado caráter primário da economia do Paraná, a partir do qual recorrentes intempéries climáticas nos últimos anos têm gerado incertezas e impactado negativamente seu desempenho econômico geral.

Biografia do Autor

Francisco José Gouveia de Castro, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Economista e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Economista e Coordenador do Núcleo de Estudos Econômicos Setoriais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Castro, F. J. G. de. (2023). REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL E COMPETITIVIDADE DO COMÉRCIO EXTERIOR DO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(143). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1250