CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUTIVIDADE DA ECONOMIA PARANAENSE

Autores

  • Daniel Nojima Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Resumo

Este artigo trata da produtividade da economia paranaense, buscando sua mensuração, avaliação do seu perfil setorial e verificação do status da atividade de inovação. A modalidade sob análise é a produtividade do fator trabalho, à qual é aplicado o método shift and share, como forma de decompor o seu crescimento ao longo das últimas duas décadas, nos componentes estrutural e intrassetorial. Os resultados indicam a ampliação da produtividade dada principalmente pela agropecuária, em paralelo à estagnação na indústria e à reduzida expansão no setor de serviços. Especificamente para a indústria extrativa e de transformação os exercícios realizados também revelam níveis gerais de produtividade estagnados. Nestas indústrias, o baixo crescimento apurado na análise shift and share resulta principalmente de ganhos intrassetoriais, concentrados em alguns ramos de atividade. Em seção final, o trabalho aponta espaços expressivos de ampliação do processo de inovação no tecido produtivo estadual.

Biografia do Autor

Daniel Nojima, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diretor do Centro Estadual de Estatística do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Nojima, D. (2023). CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUTIVIDADE DA ECONOMIA PARANAENSE. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(143). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1253