BRDE: O APOIO HISTÓRICO AO DESENVOLVIMENTO E A AGENDA DE FUTURO

Autores

  • Fernanda Leticia de Souza Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE
  • Celso Pudwell Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE
  • Pedro Henrique Prates da Silveira Preussler Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama histórico sobre a atuação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) nestes 61 anos de existência e as perspectivas para o futuro. Para tanto, inicia abordando o contexto de sua criação e os avanços obtidos nas primeiras décadas. Em seguida, o trabalho descreve o desempenho recente da instituição de fomento, salientando as contratações de financiamento, a estratégia de diversificação das fontes de recursos, os resultados financeiros, o apoio à inovação e as ações de responsabilidade socioambiental. Na sequência, discorre sobre o posicionamento do BRDE no enfrentamento da pandemia da COVID-19, que gerou restrições sobre atividade de produção e a mobilidade das pessoas. O estudo ressalta, posteriormente, a agenda de futuro do BRDE, mostrando o avanço da metodologia própria que mostra a aderência das contratações do Banco aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto Visão Regional 2040 e a proposta de criação do Fundo Sul. Por fim, as considerações finais exprimem as principais ideias apresentadas ao longo do artigo. Palavras-chave: Banco de desenvolvimento. Sustentabilidade. Inovação.Financiamento. ODS.

Biografia do Autor

Fernanda Leticia de Souza, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

Economista, com graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Chefe do Departamento de Planejamento da Superintendência de Planejamento e Sustentabilidade do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Celso Pudwell, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

Economista, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Departamento de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Pedro Henrique Prates da Silveira Preussler, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

Economista, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua no Departamento de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Souza, F. L. de, Pudwell, C., & Prates da Silveira Preussler, P. H. . (2023). BRDE: O APOIO HISTÓRICO AO DESENVOLVIMENTO E A AGENDA DE FUTURO. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(144). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1266

Edição

Seção

Dossiê: Bancos Regionais de Desenvolvimento no Brasil. Organizador Prof. Luiz Alberto Esteves