BRDE: O APOIO HISTÓRICO AO DESENVOLVIMENTO E A AGENDA DE FUTURO
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama histórico sobre a atuação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) nestes 61 anos de existência e as perspectivas para o futuro. Para tanto, inicia abordando o contexto de sua criação e os avanços obtidos nas primeiras décadas. Em seguida, o trabalho descreve o desempenho recente da instituição de fomento, salientando as contratações de financiamento, a estratégia de diversificação das fontes de recursos, os resultados financeiros, o apoio à inovação e as ações de responsabilidade socioambiental. Na sequência, discorre sobre o posicionamento do BRDE no enfrentamento da pandemia da COVID-19, que gerou restrições sobre atividade de produção e a mobilidade das pessoas. O estudo ressalta, posteriormente, a agenda de futuro do BRDE, mostrando o avanço da metodologia própria que mostra a aderência das contratações do Banco aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto Visão Regional 2040 e a proposta de criação do Fundo Sul. Por fim, as considerações finais exprimem as principais ideias apresentadas ao longo do artigo. Palavras-chave: Banco de desenvolvimento. Sustentabilidade. Inovação.Financiamento. ODS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
