UMA ANÁLISE DE DECOMPOSIÇÃO DO ÍNDICE DE GINI NO NORDESTE DURANTE A PANDEMIA

Autores

Resumo

Em 2020, surgiu uma pandemia, conhecida como pandemia do Novo Coronavírus, que abalou o mundo e o país, com reflexos, também, no Nordeste. Além de evidenciar as disparidades, a pandemia resultou em uma crise econômica e social, impondo a necessidade de um conjunto de medidas, como: as de isolamento social para impedir a proliferação do vírus e aquelas associadas à proteção do emprego e da renda. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do auxílio emergencial e o impacto da  pandemia na desigualdade de renda domiciliar per capita (RDPC), mensurada pelo Índice de Gini, a partir dos dados da PNAD COVID19, para todos os estados da região Nordeste. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se como fonte de dados, os microdados mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD COVID19. A partir dos resultados obtidos, a presença do auxílio emergencial em 2020 aponta para uma tendência inicial de redução das desigualdades de renda em todos os estados do Nordeste.

 

Biografia do Autor

Joana Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Graduada em Ciências Econômicas, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Juliana Bacelar de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Fabrício Pitombo Leite, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Silva, J., Bacelar de Araújo, J., & Pitombo Leite, F. (2024). UMA ANÁLISE DE DECOMPOSIÇÃO DO ÍNDICE DE GINI NO NORDESTE DURANTE A PANDEMIA. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(145). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1275