ESBOÇANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA GOVERNANÇA POLICÊNTRICA
A ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA NO VALE DO RIO PARDO/RS
Resumo
Os impactos e as incertezas decorrentes do aquecimento global representam o maior desafio ao planejamento no Rio Grande do Sul. A resposta pelo governo estadual se compõe pela Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas e a adesão às metas da campanha Race to Zero. Enfatizamos nesse ensaio a baixa efetividade dessas políticas públicas no interior do estado, exemplificado tanto pela severa crise fiscal, como a manutenção da estatal de mineração de carvão. Nosso objetivo consiste em propor o conceito de governança policêntrica concebido por Elinor Ostrom e colegas para interpretar os múltiplos centros de decisão para investimentos no Vale do Rio Pardo/RS. Argumentamos que essas iniciativas endógenas de adaptação climática esboçam um futuro planejado coletivamente, em oposição ao tradicional top down do planejamento estatal com enfoque desenvolvimentista centrado no orçamento estadual. Enfatizamos que as iniciativas nessa região correspondem ao enfoque descentralizado e de engajamento previsto pela campanha Race to Zero, não por mérito, mas, apesar da ausência do Executivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).