O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PRODUZIDO E APREENDIDO POR MEIO DOS SISTEMAS TERRITORIAIS AGROECOLÓGICOS (SITAS)

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como a Agroecologia, por meio da constituição dos Sistemas Territoriais Agroecológicos (SiTAs), contribui para a promoção do desenvolvimento territorial. Parte-se do entendimento de que o desenvolvimento territorial é resultado da ação coletiva e multiescalar de diferentes atores orientada, neste caso, para o avanço da Agroecologia. Trata-se de somar esforços para viabilizar a produção agroecológica, mesmo em contextos adversos. Os resultados indicam que esse fazer coletivo tem produzido SiTAs com capacidade para a geração de renda, a produção de alimentos saudáveis com preservação ambiental, a redução das desigualdades de gênero, a produção da justiça social e de novas conexões entre campo e cidade. Diante da relevância da produção de alimentos agroecológicos, sua multidimensionalidade e multiescalaridade, os seus benefícios alcançam toda a sociedade, ultrapassando os limites do campo. Contudo, há ainda grandes barreiras a serem superadas, em especial na instância das políticas públicas, para a consolidação dos SiTAs como promotores do desenvolvimento territorial no Brasil.

Biografia do Autor

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Márcio Freitas Eduardo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Finatto, R. A., & Freitas Eduardo, M. (2024). O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PRODUZIDO E APREENDIDO POR MEIO DOS SISTEMAS TERRITORIAIS AGROECOLÓGICOS (SITAS). Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(145). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1302

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Territorial - Org. Dr. Eliseu Raphael Venturi