O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PRODUZIDO E APREENDIDO POR MEIO DOS SISTEMAS TERRITORIAIS AGROECOLÓGICOS (SITAS)
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar como a Agroecologia, por meio da constituição dos Sistemas Territoriais Agroecológicos (SiTAs), contribui para a promoção do desenvolvimento territorial. Parte-se do entendimento de que o desenvolvimento territorial é resultado da ação coletiva e multiescalar de diferentes atores orientada, neste caso, para o avanço da Agroecologia. Trata-se de somar esforços para viabilizar a produção agroecológica, mesmo em contextos adversos. Os resultados indicam que esse fazer coletivo tem produzido SiTAs com capacidade para a geração de renda, a produção de alimentos saudáveis com preservação ambiental, a redução das desigualdades de gênero, a produção da justiça social e de novas conexões entre campo e cidade. Diante da relevância da produção de alimentos agroecológicos, sua multidimensionalidade e multiescalaridade, os seus benefícios alcançam toda a sociedade, ultrapassando os limites do campo. Contudo, há ainda grandes barreiras a serem superadas, em especial na instância das políticas públicas, para a consolidação dos SiTAs como promotores do desenvolvimento territorial no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).