MULTIDIMENSIONAL INDEX OF TERRITORIAL HERITAGE ACTIVATION
A METHODOLOGICAL REFERENCE FOR TERRITORIAL STRATEGIC PLANNING
Resumo
Parte-se do entendimento de que um referencial metodológico adequado à análise da realidade socioeconômica, cultural e ambiental, de forma integrada e multidimensional, reconhecendo a complexidade da dinâmica territorial do desenvolvimento, ainda é um desafio não enfrentado de forma efetiva. É nessa perspectiva que um grupo de pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais se envolveu em uma investigação que resultou na proposição do Índice Multidimensional da Ativação do Patrimônio Territorial (IMAP), formado pelos índices parciais das seis dimensões do patrimônio territorial (social, produtiva, cultural, humano-intelectual, institucional e natural). Assim, atendeu ao objetivo de propor um referencial metodológico adequado à perspectiva territorial de análise, com o fim de contribuir na elaboração de diagnósticos territoriais que favoreçam a prospecção de alternativas inovadoras e sustentáveis de desenvolvimento, tendo o patrimônio territorial como referência. A abordagem é bibliográfica, de caráter argumentativo. Construiu-se uma base ontológica, epistemológica, teórica e metodológica capaz de sustentar a proposta de estudos do território e elaboração do IMAP. Entende-se que a construção deste referencial metodológico seja uma contribuição importante para o avanço dos estudos em relação ao planejamento estratégico de municípios, regiões ou territórios, considerando a perspectiva territorial de análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).