INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O CASO DA ADR DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

Resumo

O desenvolvimento regional é um processo complexo e dinâmico, e o papel das instituições é fundamental para que o mesmo ocorra de maneira sustentada. Assim, este artigo busca analisar o papel da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná em relação ao desenvolvimento regional sob o âmbito de um arranjo institucional. Para tanto, utilizou-se do método bibliográfico e dados secundários. Os principais resultados evidenciam que a região de atuação da ADR é relevante e vem melhorando seus indicadores ao longo dos anos em relação à média estadual. Ademais, ressalta-se que a agência possui um arranjo institucional sólido e organizado em prol do desenvolvimento regional. Contudo, ainda não há uma maneira clara para diferenciar ou avaliar o papel efetivo desse arranjo institucional no desenvolvimento daquela região, devido à falta de mecanismos de monitoramento das ações que se originam exclusivamente pela articulação da ADR com a respectiva rede de atores. Nesse sentido, é importante destacar que a falta de uma metodologia que acompanhe o ciclo das ações efetivamente realizadas pela rede institucional pode ser um fator que contribua com o enfraquecimento deste arranjo institucional no processo de desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Felipe Polzin Druciaki, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil. Economista, especialista em Gestão Econômica e Financeira de Negócios pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Economista. Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Estágio de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitário de Desarrrollo Local da Universidade de Valência – Espanha. Graduado em Processamento de Dados, com especializações em Metodologia do Ensino Tecnológico e Informática Educativa, todas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Polzin Druciaki, F., Luiz da Silva, C., & Junior Marini, M. (2024). INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA ADR DO SUDOESTE DO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(145). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1316

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Territorial - Org. Dr. Eliseu Raphael Venturi