INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O CASO DA ADR DO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
O desenvolvimento regional é um processo complexo e dinâmico, e o papel das instituições é fundamental para que o mesmo ocorra de maneira sustentada. Assim, este artigo busca analisar o papel da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná em relação ao desenvolvimento regional sob o âmbito de um arranjo institucional. Para tanto, utilizou-se do método bibliográfico e dados secundários. Os principais resultados evidenciam que a região de atuação da ADR é relevante e vem melhorando seus indicadores ao longo dos anos em relação à média estadual. Ademais, ressalta-se que a agência possui um arranjo institucional sólido e organizado em prol do desenvolvimento regional. Contudo, ainda não há uma maneira clara para diferenciar ou avaliar o papel efetivo desse arranjo institucional no desenvolvimento daquela região, devido à falta de mecanismos de monitoramento das ações que se originam exclusivamente pela articulação da ADR com a respectiva rede de atores. Nesse sentido, é importante destacar que a falta de uma metodologia que acompanhe o ciclo das ações efetivamente realizadas pela rede institucional pode ser um fator que contribua com o enfraquecimento deste arranjo institucional no processo de desenvolvimento regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).