O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONTEMPORÂNEO
TERRITÓRIO, REDES E GOVERNANÇA NO PROGRAMA PARANÁ PRODUTIVO – FASE II
Resumo
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONTEMPORÂNEO: TERRITÓRIO, REDES E GOVERNANÇA NO PROGRAMA PARANÁ PRODUTIVO – FASE II
Resumo: Neste artigo aborda-se o problema da promoção do desenvolvimento territorial por meio da função constitucional do Estado gestor e indutor da atividade econômica. Inicialmente, discute-se a relação do planejamento estratégico na gestão pública contemporânea, assim como as noções de território, de redes e de governança como estruturantes em tais funções estatais. Na sequência, discorre-se sobre uma política pública em específico, o Paraná Produtivo – Fase II, objetivando analisar e demonstrar os potenciais e limitações da estratégia empregada. A pesquisa é um estudo de caso de uma política pública em específico, analisada em seus fundamentos teóricos e implementação, objetivando-se fomentar o olhar pragmático para o desenvolvimento de medidas similares em múltiplas escalas de governo, seguindo-se técnicas de planejamento estratégico consoantes às realidades atuais e seus desafios no desenho de políticas públicas exequíveis, com potencial de impacto e construídas participativamente.
Palavras-chave: planejamento estratégico; desenvolvimento territorial; governança; fomento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).