FURTOS E ROUBOS NA ÁREA RURAL DE TOLEDO/PR (2018-2022): UMA ANÁLISE DA ECONOMIA DO CRIME
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos crimes econômicos ocorridos em propriedades rurais no município de Toledo (Paraná). Levando em consideração os registros de crimes durante o período de 2018 a 2022, essa delimitação temporal busca compreender o que ocorreu nos dois anos anteriores à pandemia (2018-2019), durante o período pandêmico (2020-2021) e um ano de transição pós-pandemia (2022). Para alcançar os objetivos pretendidos, a metodologia consiste em pesquisa documental, utilizando como base de dados os Boletins de Ocorrências (BO’s) registrados e disponíveis por meio do Sistema Integrado da Polícia Civil do Paraná. Os resultados revelaram que o furto foi a ação mais frequente nessas propriedades, sendo o período noturno, os finais de semana e o segundo semestre os preferidos pelos criminosos para a prática dos delitos. Notou-se um menor número de registros durante o pico da COVID-19 em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia. Os objetos mais subtraídos durante essas ocorrências foram diversos, com destaque para ferramentas/utensílios agropecuários, animais (bovinos/aves/peixes), utensílios domésticos e outros de uso pessoal. A teoria econômica do crime contribui para explicar a migração do crime de natureza lucrativa para a área rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).