FURTOS E ROUBOS NA ÁREA RURAL DE TOLEDO/PR (2018-2022): UMA ANÁLISE DA ECONOMIA DO CRIME

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos crimes econômicos ocorridos em propriedades rurais no município de Toledo (Paraná). Levando em consideração os registros de crimes durante o período de 2018 a 2022, essa delimitação temporal busca compreender o que ocorreu nos dois anos anteriores à pandemia (2018-2019), durante o período pandêmico (2020-2021) e um ano de transição pós-pandemia (2022). Para alcançar os objetivos pretendidos, a metodologia consiste em pesquisa documental, utilizando como base de dados os Boletins de Ocorrências (BO’s) registrados e disponíveis por meio do Sistema Integrado da Polícia Civil do Paraná. Os resultados revelaram que o furto foi a ação mais frequente nessas propriedades, sendo o período noturno, os finais de semana e o segundo semestre os preferidos pelos criminosos para a prática dos delitos. Notou-se um menor número de registros durante o pico da COVID-19 em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia. Os objetos mais subtraídos durante essas ocorrências foram diversos, com destaque para ferramentas/utensílios agropecuários, animais (bovinos/aves/peixes), utensílios domésticos e outros de uso pessoal. A teoria econômica do crime contribui para explicar a migração do crime de natureza lucrativa para a área rural.

Biografia do Autor

Rosana Claudia Botelho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense, Toledo, Paraná, Brasil. Policial Civil. Mestranda
em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo,
Paraná, Brasil

Pery Francisco Assis Shikida, Unioeste

Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil. Doutor em Economia Aplicada e Mestre em Economia Agrária pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, São Paulo, Brasil. Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

Sandro Ricardo Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Arquiteto pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil. Mestrando
em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo,
Paraná, Brasil.

Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Economista, ambos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil. Professor Colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Botelho, R. C., Shikida, P. F. A., Reis, S. R., & Eberhardt, P. H. de C. (2024). FURTOS E ROUBOS NA ÁREA RURAL DE TOLEDO/PR (2018-2022): UMA ANÁLISE DA ECONOMIA DO CRIME. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 45(146). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1330

Edição

Seção

Dossiê: ECOPAR e International Meeting - Org. Prof. Marina Silva da Cunha