RENDIMENTO MÉDIO DO TRABALHADOR RURAL E A EVOLUÇÃO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO NO PARANÁ
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar se o rendimento médio do trabalhador rural acompanhou a evolução do valor bruto da produção (VBP) entre os anos de 2010 e 2021. Por meio dos dados de rendimento médio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do VBP disponibilizados pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (DERAL) foram estimadas regressões lineares para as Regiões Geográficas Imediatas do Paraná, segundo a modalidade de vínculo do contrato de trabalho (prazo determinado e prazo indeterminado). Constatou-se que, na modalidade de vínculo por prazo indeterminado, o VBP exerceu influência significativa no rendimento médio do trabalhador rural em todas as regiões. Em contrapartida, no caso dos contratos por prazo determinado, os resultados foram heterogêneos, com influência não significativa do VBP sobre o rendimento médio do trabalhador rural. Posteriormente foram calculadas as elasticidades entre o VBP e o rendimento médio do trabalhador rural, cujos resultados apontaram maior homogeneidade para os contratos por prazo indeterminado em oposição aos contratos por prazo determinado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).