RENDIMENTO MÉDIO DO TRABALHADOR RURAL E A EVOLUÇÃO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO NO PARANÁ

Autores

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar se o rendimento médio do trabalhador rural acompanhou a evolução do valor bruto da produção (VBP) entre os anos de 2010 e 2021. Por meio dos dados de rendimento médio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do VBP disponibilizados pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (DERAL) foram estimadas regressões lineares para as Regiões Geográficas Imediatas do Paraná, segundo a modalidade de vínculo do contrato de trabalho (prazo determinado e prazo indeterminado). Constatou-se que, na modalidade de vínculo por prazo indeterminado, o VBP exerceu influência significativa no rendimento médio do trabalhador rural em todas as regiões. Em contrapartida, no caso dos contratos por prazo determinado, os resultados foram heterogêneos, com influência não significativa do VBP sobre o rendimento médio do trabalhador rural. Posteriormente foram calculadas as elasticidades entre o VBP e o rendimento médio do trabalhador rural, cujos resultados apontaram maior homogeneidade para os contratos por prazo indeterminado em oposição aos contratos por prazo determinado.

Biografia do Autor

Larissa Nahirny Alves, Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB)

Economista pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Servidora concursada atuando
no Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento,
Curitiba, Paraná, Brasil.

Jefferson Andronio Ramundo Staduto , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Mestre em
Economia Aplicada e Engenheiro agrônomo, ambos pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais,
Brasil. Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

Gabriela Gomes Mantovani, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Pós-doutora pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil. Doutora em
Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil. Mestre em Economia Regional e Economista, ambos pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Professora colaboradora na Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Nahirny Alves, L., Andronio Ramundo Staduto , J., & Gomes Mantovani, G. (2024). RENDIMENTO MÉDIO DO TRABALHADOR RURAL E A EVOLUÇÃO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO NO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 45(146). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1331

Edição

Seção

Dossiê: ECOPAR e International Meeting - Org. Prof. Marina Silva da Cunha