DISTRIBUIÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS ENTRE AS MICRORREGIÕES DO PARANÁ NOS ANOS 2000 E 2020
Resumo
O setor de serviços tem se mostrado como um setor chave na economia, com grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) e na absorção de mão de obra. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar como a mão de obra do setor de serviços está distribuída entre as microrregiões do estado do Paraná, nos anos 2000 e 2020. Para isso, utilizam-se dados disponibilizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), referentes a mão de obra paranaense, e aplicadas às Medidas de Localização e Especialização. Os principais resultados obtidos demonstraram que a Administração Pública é um subgrupo de destaque no estado e, durante o período de análise, houve baixa mudança na distribuição espacial e na especialização das atividades nas microrregiões paranaenses. Além disso, verificou-se que as microrregiões com maior concentração populacional tendem a ter um setor de serviços mais diversificado, enquanto as microrregiões com menores concentrações possuem um maior índice de especialização em alguma das atividades. Por fim, observou-se que o setor de serviços é um setor diversificado e de grande importância para a economia paranaense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).