BOLHAS RACIONAIS NA B3 E ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO BRASIL DE 2022
Resumo
Um processo eleitoral presidencial pode gerar expectativas racionais de prêmio de risco entre os investidores, com um viés especulativo por causa da incerteza política, dando margem para ocorrência de comportamento explosivo nos preços de ações. O escopo da discussão deste estudo está centrado na identificação e datação de bolhas racionais, sem identificar causas explicitas do comportamento explosivo. Foram utilizados preços de ações, em intervalos intradiário de 5 minutos, ao longo do processo eleitoral brasileiro de 2022: compreendido entre o 5º dia útil após o início da propaganda eleitoral (23/08/2022) até o 15º dia útil após o segundo turno (18/11/2022), totalizando 60 pregões. Aplicou-se o teste Generalized Supremum Augmented Dickey-Fuller em configuração de painel (Painel GSADF), sendo cada setor da B3 um painel de dados. Buscou-se responder a seguinte pergunta: no período eleitoral brasileiro de 2022, houve bolhas racionais na B3? Através da metodologia do teste Pinel GSADF foi possível detectar múltiplos episódios de bolhas nos setores de Petróleo, Gás e Biocombustível (2 episódios), de Saúde (2 episódios) e de Tecnologia da Informação (5 episódios). Os estudos e resultados apresentados neste trabalho podem ser úteis para pesquisadores teóricos e empíricos, autoridades econômicas e agentes do setor privado no sentido de tomar conhecimento de mecanismos para identificar bolhas nos mercados financeiros e medir suas extensões. Este estudo não teve como objetivo conduzir uma revisão histórica política do Brasil, nem analisar os setores da B3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).