A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PRODUÇÃO ORGÂNICA POR BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO PARANÁ E A RESPECTIVA ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL INTERSETORIAL
Resumo
A produção orgânica e agroecológica, ao promover o manejo sustentável da água, contribuí na conservação dos recursos hídricos. Essa afinidade fundamenta a necessidade da interação institucional entre os dois setores. Nessa perspectiva o objetivo central do artigo é mapear e quantificar a distribuição espacial da produção orgânica pelas bacias e sub-bacias hidrográficas do Estado do Paraná, tomando como base o Cadastro de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura e Pecuária, e demonstrar aspectos da articulação institucional intersetorial com foco nos planos de bacias e na composição dos respectivos Comitês de Bacia Hidrográficas. Os principais resultados são: a) a concentração de produtores orgânicos é maior nas bacias do Alto Iguaçu, Ribeira, Médio e do Baixo Iguaçu e na do Alto Tibagi; b) a inserção da temática dos recursos hídricos nos planos e estruturas ligadas a produção orgânica é mais expressiva do que o contrário; c) somente nos planos de bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Ribeira, Litorânea e Paraná 3 existem ações específicas associadas a promoção da produção orgânica e da agroecologia; d) na composição dos Comitês de Bacias Hidrográficas o segmento associado a produção orgânica que se faz mais presente é o governamental seguido pelas representações ligadas as comunidades tradicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).