A distribuição municipal do emprego formal na Faixa de Fronteira Paranaense
Resumo
O propósito do artigo foi analisar a distribuição do emprego formal nos municípios da Faixa de Fronteira Paranaense, utilizando uma abordagem exploratória-descritiva de natureza qualitativa. Para isso, foram empregados métodos de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados primários foram coletados nos sites da RAIS e do IBGE, e a análise dessas informações foi conduzida por meio da metodologia qualitativa de análise de conteúdo. Os resultados principais indicam que, durante o período analisado, o setor terciário, que engloba comércio e serviços, destacou-se como o principal empregador. No entanto, a dinâmica do mercado de trabalho estadual mostrou estar vinculada ao nível de industrialização agroindustrial de cada localidade. Os dados também apontam para um equilíbrio populacional no estado do Paraná e um crescimento econômico gradual. Em termos de emprego formal, todas as microrregiões apresentaram um aumento absoluto na oferta de empregos, refletindo um crescimento total de 22% nos municípios da Faixa de Fronteira Paranaense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
