Em busca de uma definição de policentrismo urbano para as metrópoles brasileiras
Palavras-chave:
Policentrismo, Região Metropolitana, Dispersão Urbana, GovernançaResumo
Policentricidade tem um significado amplo e complexo, que varia dependendo da perspectiva espacial, social, econômica e histórica da análise. Essa complexidade causa definições variadas deste tema, uma vez que o contexto em que um sistema urbano policêntrico está inserido influencia o seu perfil, levando a uma compreensão confusa deste conceito. Este artigo analisa o conceito de policentrismo, em seu sentido mais amplo, por meio de revisão da literatura. O quadro teórico apresenta o tema de forma abrangente, visando encontrar uma definição mais específica para o contexto das metrópoles brasileiras. O artigo aprecia ainda a relevância do policentrismo no contexto do Brasil, classificando as áreas urbanas brasileiras em Cidades Médias, Região Metropolitana e Região Inter-Metropolitana. Esses tipos são caracterizados a fim de construir uma definição adequada de policentrismo no contexto do Brasil.Downloads
Publicado
2012-02-14
Como Citar
Paula Pessoa, R. P. (2012). Em busca de uma definição de policentrismo urbano para as metrópoles brasileiras. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (120), 297–318. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/198
Edição
Seção
Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 2 - Organização: Rosa Moura
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).