As exportações paranaenses e a competitividade do complexo agroindustrial
Palavras-chave:
Competitividade, Market share, Vantagens comparativas reveladas, Complexo agroindustrialResumo
O objetivo deste artigo é estimar a competitividade das exportações paranaenses do complexo agroindustrial. A decomposição das fontes de crescimento das exportações, obtida pela aplicação do método Constant Market Share (CMS), confirmou a competitividade desse complexo. Na primeira metade dos anos 90, o crescimento do comércio mundial e a competitividade contribuíram para o crescimento das exportações paranaenses. De meados até o final da década de 90, a composição da pauta e a competitividade das exportações passaram a explicar o crescimento das exportações, mesmo nos momentos de crise mundial. As vantagens comparativas reveladas confirmaram o maior dinamismo da pauta de exportações paranaenses para produtos como suco de laranja, madeira em placas e açúcar (bruto e refinado).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-20
Como Citar
Sereia, V. J., Nogueira, J. M., & Camara, M. R. G. da. (2011). As exportações paranaenses e a competitividade do complexo agroindustrial. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (103), 45–59. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/202
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
