Fontes de crescimento das principais culturas do estado do Paraná (1981-1999)

Autores

  • Lucilio Rogerio Aparecido Alves Universidade de São Paulo - USP
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Toledo

Palavras-chave:

Economia agrícola, Economia paranaense, Shiftshare

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as fontes de crescimento, no período 1981-99, das principais culturas da agricultura paranaense. Para esta identificação, recorre-se ao modelo shift-share, o qual também possibilita analisar as alterações na composição da área cultivada do Estado através dos efeitos escala e substituição. A análise permite constatar que, dentre os fatores explicativos, o que mais se destacou foi o efeito rendimento, positivo em todo o período. Dessa forma, o crescimento da produção agrícola no Paraná não ocorreu via incorporação de novas áreas, mas devido à constante modernização do setor, através das influências das políticas nacionais sobre o Estado.

Biografia do Autor

Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Universidade de São Paulo - USP

Economista, mestrando em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Toledo

Economista, professor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Toledo - Paraná.

Downloads

Publicado

2011-09-22

Como Citar

Alves, L. R. A., & Assis Shikida, P. F. (2011). Fontes de crescimento das principais culturas do estado do Paraná (1981-1999). Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (101), 17–32. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/216

Edição

Seção

Artigos