O complexo agroindustrial da soja no Paraná: um estudo comparativo com o centro-oeste do Brasil
Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Agroindústria, Competitividade regional, Complexo agroindustrialResumo
Este artigo analisa o dinamismo do complexo agroindustrial da soja no Paraná, nas décadas de oitenta e noventa, comparativamente ao Centro-Oeste brasileiro. Discute-se a tese de que houve “deslocamento” da indústria de esmagamento para o Centro-Oeste, acompanhando a expansão da soja nessa região, fatos que teriam provocado a perda de dinamismo desse complexo no Paraná. Com base em informações sobre a produção de soja e a indústria de esmagamento, chega-se a uma conclusão diferente, verificando-se a manutenção, no Paraná, do dinamismo dessa cultura, haja vista o crescimento da área cultivada e principalmente da produtividade, e também o ajuste de sua indústria de esmagamento, que manteve seu crescimento e articulou-se à produção da nova região, atuando de modo complementar à indústria nela instalada.Downloads
Publicado
2011-09-22
Como Citar
Lugnani, A. C. (2011). O complexo agroindustrial da soja no Paraná: um estudo comparativo com o centro-oeste do Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (101), 33–51. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/217
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).