O complexo agroindustrial da soja no Paraná: um estudo comparativo com o centro-oeste do Brasil

Autores

  • Antonio Carlos Lugnani Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Agroindústria, Competitividade regional, Complexo agroindustrial

Resumo

Este artigo analisa o dinamismo do complexo agroindustrial da soja no Paraná, nas décadas de oitenta e noventa, comparativamente ao Centro-Oeste brasileiro. Discute-se a tese de que houve “deslocamento” da indústria de esmagamento para o Centro-Oeste, acompanhando a expansão da soja nessa região, fatos que teriam provocado a perda de dinamismo desse complexo no Paraná. Com base em informações sobre a produção de soja e a indústria de esmagamento, chega-se a uma conclusão diferente, verificando-se a manutenção, no Paraná, do dinamismo dessa cultura, haja vista o crescimento da área cultivada e principalmente da produtividade, e também o ajuste de sua indústria de esmagamento, que manteve seu crescimento e articulou-se à produção da nova região, atuando de modo complementar à indústria nela instalada.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Lugnani, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Departamento de Economia e do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2011-09-22

Como Citar

Lugnani, A. C. (2011). O complexo agroindustrial da soja no Paraná: um estudo comparativo com o centro-oeste do Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (101), 33–51. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/217

Edição

Seção

Artigos