A economia dos megaeventos: impactos setoriais e regionais

Autores

  • Alberto Oliveira Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ

Palavras-chave:

Megaeventos, Desenvolvimento regional, Planejamento urbano e regional

Resumo

O objetivo desse trabalho é avaliar a coerência da adoção dos megaeventos como estratégia de crescimento econômico. A revisão bibliográfica mostrou que essa estratégia não está baseada em sólida base teórica, pois resulta de modelos adotados em outros contextos e escalas geográficas. A experiência internacional indica que os megaeventos são estratégias de risco, principalmente nos países subdesenvolvidos. A análise econômica revelou que os setores econômicos beneficiados não apresentam alto impacto para a economia brasileira e a concentração de investimentos no Sudeste não contribui para redução das desigualdades regionais.

Biografia do Autor

Alberto Oliveira, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ

Economista, Doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ)

Downloads

Publicado

2012-02-14

Como Citar

Oliveira, A. (2012). A economia dos megaeventos: impactos setoriais e regionais. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (120), 257–275. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/230

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 2 - Organização: Rosa Moura