Indicadores ambientais georreferenciados para a área de proteção ambiental de Guaraqueçaba

Autores

  • Oduvaldo Bessa Júnior Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Ana Claudia de Paula Müller IPARDES

Palavras-chave:

Indicadores ambientais, Geoprocessamento, Gerenciamento ambiental, Guaraqueçaba/Paraná/Brasil

Resumo

Os indicadores do presente estudo foram gerados a partir de informações primárias de um Banco de Dados Georreferenciado (BDG) da APA de Guaraqueçaba. Os dados referem-se às temáticas de uso do solo e cobertura vegetal, e declividade e hipsometria, dentre as quais foram selecionadas algumas variáveis ambientais para o cruzamento. Os indicadores obtidos indicam a existência de três classes de áreas com potencial de degradação e a serem recuperadas para a APA de Guaraqueçaba. A análise estatística destes indicadores sugere que a região apresenta um estado de conservação ambiental satisfatório e reflete também a eficiência da política de conservação para o local.

Biografia do Autor

Oduvaldo Bessa Júnior, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná em 2003. Pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Regionais e do Meio Ambiente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. Esteve à disposição do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências - ITCG/SEMA, entre maio de 2008 e maio de 2010, onde foi diretor de Geociências. Professor colaborador da Faculdade OPET entre 2007 e 2009.

Ana Claudia de Paula Müller, IPARDES

Bióloga, Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pesquisadora do IPARDES.

Downloads

Publicado

2011-09-27

Como Citar

Bessa Júnior, O., & Müller, A. C. de P. (2011). Indicadores ambientais georreferenciados para a área de proteção ambiental de Guaraqueçaba. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (99), 105–119. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/239

Edição

Seção

Artigos