Projeção da população do Paraná: tendências e desafios
Palavras-chave:
Projeção da população, Tendência demográfica do Paraná, Espacialidades de concentração e de esvaziamentoResumo
Em geral, as projeções populacionais têm como principal propósito subsidiar os planejadores, tanto das esferas públicas quanto dos setores privados, na delimitação de cenários futuros de atuação e na formulação de políticas de curto e médio prazos voltadas a clientelas específicas. À luz da evolução demográfica em curso no Paraná e dos resultados da projeção da população dos municípios do Estado, divulgada recentemente pelo IPARDES/IBGE, o artigo destaca algumas importantes tendências que se prenunciam e chama a atenção para alguns desafios que elas impõem para o planejamento e gestão das distintas esferas sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-05
Como Citar
Magalhães, M. V., & Kleinke, M. de L. U. (2011). Projeção da população do Paraná: tendências e desafios. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (98), 27–43. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/251
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
