Agências de desenvolvimento e Policy Networks: noções conceituais e exemplos das experiências internacional e nacional

Autores

  • Mariano de Matos Macedo Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Agências de desenvolvimento, Policy networks, Gestão do desenvolvimento

Resumo

A formulação e operacionalização de políticas públicas na forma de networks (policy networks) e a criação de Agências de Desenvolvimento têm sido recorrentemente colocadas por estados e municípios como um instrumento ou desenho institucional que pode contribuir para alavancar o desenvolvimento regional ou local. O objetivo deste artigo é discutir algumas noções de natureza conceitual e teórica relativas às Agências de Desenvolvimento e às policy networks. Visa também apresentar alguns exemplos da experiência internacional e nacional que possam contribuir para a melhor compreensão dos limites e possibilidades da atuação de instituições desse tipo.

Biografia do Autor

Mariano de Matos Macedo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do Núcleo de Produtividade Sistêmica do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP-PR).

Downloads

Publicado

2011-10-13

Como Citar

Macedo, M. de M. (2011). Agências de desenvolvimento e Policy Networks: noções conceituais e exemplos das experiências internacional e nacional. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (96), 49–76. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/266

Edição

Seção

Artigos