O papel da Escola de Governo na construção de uma nova relação entre Estado e terceiro setor: da desconfiança à parceria
Palavras-chave:
Estado, ONGs, Parceria, Escola de GovernoResumo
Este trabalho enfoca, preliminarmente, a construção e a definição da esfera pública através da articulação regulatória entre Estado, Terceiro Setor e Mercado, dando ênfase às relações entre Estado e Terceiro Setor, sem, contudo, olvidar as relações desses com o Mercado. Inscreve-se, assim, no contexto mais amplo da reforma do Estado, referindo-se, especificamente, à redefinição das relações entre as três esferas da sociedade que formariam o que chamaremos, ao modo de Boaventura de Sousa Santos, de articulação regulatória da sociedade: o Estado (União, estados e municípios), o Mercado (mercados financeiros, empresas, etc.) e o Terceiro Setor (organizações sociais, ONGs, cooperativas, entre outras). No desdobramento de nosso discurso três questões aparecem como centrais: primeiro, quais as condições que determinam ou impedem as parcerias?; segundo, qual a natureza dessas formas de parceria?; e, enfim, qual a forma mais legítima de parceria que articularia a boa governança de uma sociedade democrática organizada do ponto de vista cívico e cidadão e a prosperidade econômica?. A partir desse contexto mais amplo, situamos o papel da Escola de Governo como formadora de condições para a construção crítica dessas relações.Downloads
Publicado
2011-10-13
Como Citar
Garcia, M. V., & Sales, R. (2011). O papel da Escola de Governo na construção de uma nova relação entre Estado e terceiro setor: da desconfiança à parceria. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (96), 77–89. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/267
Edição
Seção
Artigos
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