Matriz Municipal de estrutura socioeconômica: instrumental analítico para monitoramento de políticas públicas

Autores

  • Álvaro Ramalho Junior Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
  • Márcia Grimaldi Fundação João Pinhairo

Palavras-chave:

Sistema de informações, Políticas públicas e monitoramento

Resumo

Este artigo apresenta os principais procedimentos metodológicos utilizados para a a construção de uma matriz municipal de indicadores sociais e econômicos, procurando mostrar os passos fundamentais para se chegar à Matriz de Estrutura Socioeconômica Municipal, bem como as possibilidades de seu uso no que concerne à definição de prioridades de ações de governo, regional e setorialmente, uma vez que permite identificar por unidade municipal as atividades mais carentes e desequilíbrios estruturais, seja no âmbito social seja no âmbito econômico. A Matriz Municipal faz parte de uma estrutura maior destinada ao monitoramento de ações do setor público. Tal estrutura refere-se ao “Sistema de Monitoramento de Políticas Públicas”, que vem sendo montada no Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (CEI/FJP).

Biografia do Autor

Álvaro Ramalho Junior, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Economista, Doutor em Economia pela Unicamp. Professor da PUC-MG, Diretor do Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro.

Márcia Grimaldi, Fundação João Pinhairo

Economista, Mestre em Economia e Demografia pelo Cedeplar/UFMG, Doutoranda em Ciências Humanas pela UFMG. Superintendente do Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro.

Downloads

Publicado

2011-10-13

Como Citar

Ramalho Junior, Álvaro, & Grimaldi, M. (2011). Matriz Municipal de estrutura socioeconômica: instrumental analítico para monitoramento de políticas públicas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (96), 91–112. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/268

Edição

Seção

Artigos