Matriz Municipal de estrutura socioeconômica: instrumental analítico para monitoramento de políticas públicas
Palavras-chave:
Sistema de informações, Políticas públicas e monitoramentoResumo
Este artigo apresenta os principais procedimentos metodológicos utilizados para a a construção de uma matriz municipal de indicadores sociais e econômicos, procurando mostrar os passos fundamentais para se chegar à Matriz de Estrutura Socioeconômica Municipal, bem como as possibilidades de seu uso no que concerne à definição de prioridades de ações de governo, regional e setorialmente, uma vez que permite identificar por unidade municipal as atividades mais carentes e desequilíbrios estruturais, seja no âmbito social seja no âmbito econômico. A Matriz Municipal faz parte de uma estrutura maior destinada ao monitoramento de ações do setor público. Tal estrutura refere-se ao “Sistema de Monitoramento de Políticas Públicas”, que vem sendo montada no Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (CEI/FJP).Downloads
Publicado
2011-10-13
Como Citar
Ramalho Junior, Álvaro, & Grimaldi, M. (2011). Matriz Municipal de estrutura socioeconômica: instrumental analítico para monitoramento de políticas públicas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (96), 91–112. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/268
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).