Os 25 anos do Ipardes e o papel das instituições de pesquisa no planejamento

Autores

  • Mariano de Matos Macedo Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Ipardes, Instituições de pesquisa, Planejamento

Resumo

O objetivo desta nota é discutir o atual papel das instituições de pesquisa aplicada no apoio às atividades de planejamento governamental, em particular as existentes nos estados, a exemplo do IPARDES, da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e da Fundação João Pinheiro. Atualmente, debater o tema “o papel das instituições de pesquisa no planejamento” é bastante difícil, pois nos leva a uma situação muito semelhante à vivida por um dos personagens criados por Voltaire. Em um de seus livros, o personagem principal se propõe a fazer, no decorrer do texto, uma reflexão filosófica sobre o suicídio e levar suas considerações até às últimas conseqüências. Caso viesse a concluir que o suicídio era um ato de grandeza filosófica, o personagem, coerente com os princípios do racionalismo que dominava na época, se suicidaria no final da análise.

Biografia do Autor

Mariano de Matos Macedo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do Núcleo de Produtividade Sistêmica do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP-PR).

Downloads

Publicado

2011-10-17

Como Citar

Macedo, M. de M. (2011). Os 25 anos do Ipardes e o papel das instituições de pesquisa no planejamento. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (94), 3–7. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/277

Edição

Seção

Artigos