Núcleos estratégicos no Estado brasileiro: lições do passado e riscos do presente

Autores

  • Belmiro Valverde Jobim Castor Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Herbert Antonio Age José Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

Está em curso mais uma tentativa de reforma profunda da administração pública no Brasil, desta vez batizada de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Uma das iniciativas centrais do Plano é a criação de um núcleo estratégico na máquina estatal, capaz de aperfeiçoar significativamente a capacidade de formulação, execução e controle de políticas públicas,  contribuindo, assim, para um maior nível de eficácia. Os integrantes de tal núcleo mereceriam tratamento salarial e profissional diferenciados, competitivos com a iniciativa privada, como forma de atrair e reter recursoso huumanos de alto nível no aparelho estatal.

Biografia do Autor

Belmiro Valverde Jobim Castor, Universidade Federal do Paraná - UFPR

PhD. em Administração Pública pela University of Southern California, professor titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR.

Herbert Antonio Age José, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da FGV, professor adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR.

Downloads

Publicado

2011-10-19

Como Citar

Castor, B. V. J., & José, H. A. A. (2011). Núcleos estratégicos no Estado brasileiro: lições do passado e riscos do presente. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (92), 93–111. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/298

Edição

Seção

Artigos