Inovação e capitalismo monopolista: o caso da Biofill

Autores

  • José Henrique do Carmo Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

Este artigo analisa a Biofill Produtos Tecnológicos S.A., pequena empresa originária de uma inovação revolucionária, patenteada em vários países, e o seu comportamento perante a concorrência, situada numa estrutura de mercado oligopolista de alcance mundial. O estudo enfoca a trajetória da firma em sua contituição e sua busca em inserir-se na estrutura da indústria, analisando empiricamente a indústria farmacêutica e sua evolução até o paradigma biotecnológico, buscando interpretações para esses eventos nas análises dinâmicas dos proceessos inovativos e de concentração de capitais. Apresenta, também, algumas observações sobre a pproblemática do desenvolvimento econômico, à luz das informações obtidas, de modo a compreender o objeto deste estudo e caso.

Biografia do Autor

José Henrique do Carmo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, Mestre em Desenvolvimento Econômico, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

do Carmo, J. H. (2011). Inovação e capitalismo monopolista: o caso da Biofill. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (89), 45–74. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/326

Edição

Seção

Artigos