Leitura do padrão de urbanização do Paraná nas duas últimas décadas
Resumo
O Paraná é um dos estados brasileiros que mais sofreram os impactos do processo de urbanização. Em apenas vinte anos, seu grau de urbanização dobrou de 36% para 73%, embora o acelerado ritmo de crescimento da população urbana nos anos 70, de 6,0% a.a., não tenha se repetido no decênio seguinte, declinando para 3,0% a.a. Mudanças estruturais na base da economia estadual resultam em intensos movimentos migratórios, ora em direção a fronteiras agrícolas externas ao Estado, ora em busca de opções no mercado de trabalho urbano, paranaense ou fora dele. A rapidez - praticamente uma década - e a intensidade dessa urbanização deram origem a uma nova configuração espacial na rede urbana do Paraná.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-27
Como Citar
Moura, R., & Magalhães, M. V. (2011). Leitura do padrão de urbanização do Paraná nas duas últimas décadas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (88), 3–21. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/330
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
