O cavalo de Tróia e sua Barriga Verde: planejamento regional e desigualdades socioespaciais em Santa Catarina
Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Desigualdades sócio-espaciais, Planejamento regional, Santa CatarinaResumo
O capitalismo se desenvolve de forma desigual e combinada no espaço e no tempo. Desde, sobretudo, o último século, o seu avanço foi favorecido pelo planejamento. Nos países periféricos, o planejamento surgiu de forma sutil, daí suscitar o uso da metáfora do cavalo de Tróia. O objetivo principal neste artigo é analisar as relações entre o desenvolvimento desigual e o planejamento regional em Santa Catarina. A análise da atuação governamental e das instituições regionais no planejamento de Santa Catarina revelou que, da perspectiva do governo, sua atuação tem se sobreposto, quase anulando, a das instituições regionais; da perspectiva das instituições regionais, verifica-se uma tendência à desarticulação – e não, como esperado, um esforço coletivo e articulado visando à superação dos problemas regionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).