Uma visão de Caio Prado Júnior
Resumo
A partir dos anos vinte e trinta um conjunto pioneiro de autores pensa o desenvolvimento capitalista no Brasil como a passagem de uma sociedade inorgânica e personalista e de um Estado patrimonialista a uma sociedade homogênea e um Estado moderno. Um dos mais importantes desses autores é Caio Prado Júnior que, tendo como referencial a obra de Roberto Simonsen, elabora uma matriz teórica e ideológica daquele desenvolvimento pensando-o como uma transição de uma economia colonial a uma economia nacional marcada pela industrialização, a homogeneridade e igualdade social no seio de um país democrático e soberano. Sua obra, conquanto se possam fazer críticas a seu aparato analítico e à sua visão teórica global, ainda hoje, ,diante dos impasses da crise atual, permanece válida como agenda de preocupações que incluem a dependência externa, os direitos trabalhistas no campo e a distribuição de renda, a importância do planejamento e do Estado como peça central no desenvolvimento. Trata-se, por isso, de um autor que fornece elementos para a crítica à tão sobrevalorizada visão neoliberal da crise.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-03
Como Citar
Carneiro Leão, I. Z. C. (2011). Uma visão de Caio Prado Júnior. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (83), 33–46. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/376
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
