Migração e desigualdade regional em Sergipe
Palavras-chave:
migração, economia regional, rendaResumo
Os indicadores sociais no Nordeste mostram que mesmo com a persistente desigualdade social, houve redução significativa da pobreza, melhoria na educação e no mercado de trabalho. Assinalam também que por trás desses resultados estão o emprego público, as rendas de programas sociais e as aposentadorias. Esses elementos, na medida em que suavizaram os efeitos perversos da débil estrutura econômica e da insustentável forma de repartição dos meios de produção, também influenciam na migração. O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica migratória sergipana, principalmente os fluxos direcionados à Região da Grande Aracaju (RGA), à luz de alguns elementos próximos ou influentes na migração. De forma mais específica, trata a migração interna em Sergipe tendo como cenários os avanços e os problemas regionais assentes no processo de desenvolvimento sergipano das últimas três décadas. Ao analisar comparativamente a ocupação e a renda do trabalho segundo status migratório e escolaridade, mostra que esses diferenciais em favor da RGA continuam sendo os principais atrativos dos migrantes originados do interior sergipano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
