Região-empreendimento: planejamento, reorganização territorial e grandes projetos no Alto Paraopeba-MG

Autores

  • Douglas Montes Barbosa Universidade Federal Fluminense Prefeitura Municipal de Congonhas
  • Fernanda Ester Sánchez García Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Região, Empresa, Planejamento Regional, Grandes Projetos, Mineração.

Resumo

Neste artigo reflete-se sobre o planejamento e a reorganização territorial de espaços submetidos a grandes empreendimentos. Advoga-se que a noção de “região-empreendimento” representa um conceito adequado para a avaliação de grandes projetos regionais, uma vez que permite caracterizar as concepções e iniciativas que condicionam o espaço regional às demandas do capital produtivo. Para construir o argumento, aborda-se brevemente a trajetória do planejamento no País, como forma de elucidar as raízes do modelo que se afirma nos dias atuais. Discute-se também a atuação dos consórcios municipais, interlocutores privilegiados do Estado e das empresas no desenvolvimento regional. Por fim, investiga-se a estratégia de atuação das empresas no sentido de legitimar o compartilhamento ou, em última instância, o comando do processo de planejamento, em tese uma prerrogativa do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Montes Barbosa, Universidade Federal Fluminense Prefeitura Municipal de Congonhas

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU - Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Grandes Projetos Urbanos, GPDU-UFF, associado ao Laboratório ETTERN-IPPUR-UFRJ. Pesquisador Colaborador do Núcleo de Pesquisa UrbanismoMG-UFJF. Urbanista da Prefeitura Municipal de Congonhas/M.G.

Fernanda Ester Sánchez García, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Associada I; D.E. da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do Laboratório Globalização e Metrópole, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF e outro-pesquisadora associada ETTERN-IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana, políticas urbanas emergentes, circulação de modelos, grandes projetos urbanos, grandes projetos regionais, cidade, cultura e city marketing. Professora Associada da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Grupo de Pesquisa "Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano", pesquisadora do GPDU-UFF, do ETTERN-IPPUR-UFRJ e bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-07-23

Como Citar

Barbosa, D. M., & Sánchez García, F. E. (2012). Região-empreendimento: planejamento, reorganização territorial e grandes projetos no Alto Paraopeba-MG. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (122), 71–93. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/454

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Públicas no Brasil e a Idealização de Territórios Orgs: Gislene Pereira e Clovis Ultramari