Potencialidades econômicas de florestas plantadas de "Pinus Elliottii", em pequenas propriedades rurais
Palavras-chave:
Reflorestamento, Economia Florestal, Investimentos, Risco, Rentabilidade econômica.Resumo
Neste trabalho estudou-se a viabilidade econômica de um plantio de Pinus elliottii submetido a desbastes, em pequenas propriedades (terras marginais). Foram utilizados os seguintes critérios de análise econômica de projetos: Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa de Mínima Atratividade (TMA), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Índice de Benefício/Custo (IBC), o Retorno Sobre Investimento Adicionado (ROIA) e o Método do Período de Recuperação de Capital ou Payback. A taxa de desconto aplicada foi de 6,5% a.a. Os indicadores demonstraram a viabilidade econômica do plantio do Pinus, conforme as condições estabelecidas na análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
