Origem, consolidação e internacionalização do grupo Camargo Corrêa

Autores

  • Eliseu Savério Sposito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Leandro Bruno Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Palavras-chave:

Produção do espaço, dinâmicas territoriais, mundialização do capital, Grupo Camargo Corrêa, Brasil

Resumo

Este artigo é voltado à compreensão das recentes transformações no capitalismo industrial brasileiro, sobretudo à análise da reestruturação produtiva e da internacionalização de empresas e grupos desde meados dos anos 1990. O recorte de análise é o Grupo Econômico Camargo Corrêa, de origem familiar e de atuação em diversos negócios. Serão apontadas a definição de grupo econômico e a trajetória do Grupo Camargo Corrêa – da origem à internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu Savério Sposito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Geógrafo, doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular do departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Pesquisador CNPq.

Leandro Bruno Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Geógrafo, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Industrial e Geopolítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundialização, Empresas Multinacionais, Investimentos Diretos Estrangeiros.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Sposito, E. S., & Santos, L. B. (2012). Origem, consolidação e internacionalização do grupo Camargo Corrêa. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (123), 51–80. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/498

Edição

Seção

Dossiê: Indústria e território: transformações e permanências. Organização: Olga Lucia Castreghini de Freitas Firkowski