Os efeitos multiplicadores da indústria brasileira de petróleo

Autores

  • Rosélia Perissé da Silva Piquet Universidade Cândido Mendes

Palavras-chave:

Indústria do petróleo, Pré-sal, Desenvolvimento brasileiro, Efeitos multiplicadores, Carência de mão de obra

Resumo

O texto tem como propósito analisar os efeitos multiplicadores que a indústria petrolífera é capaz de desencadear em uma dada economia e para tal toma como referência empírica a economia brasileira. Inicia-se apresentando os principais argumentos referentes às relações entre essa indústria e o desenvolvimento. A seguir são discutidas as novas fronteiras abertas pelas descobertas de ricas jazidas na camada do pré-sal na plataforma continental marítima brasileira. No terceiro e último item são então apresentados os efeitos que tais descobertas já vêm provocando na indústria para-petrolífera, no avanço da pesquisa tecnológica e na qualificação de mão de obra. Encerra-se o texto com uma advertência, pois, as reservas da camada de pré-sal abrem ao País a possibilidade de garantir às próximas gerações a oportunidade da oferta de milhares de postos de trabalho, o aumento da geração de renda, bem como o fortalecimento do capital local com a formação de novas empresas. Entretanto, toda essa riqueza pode não se reverter em alavanca para a saída da condição de país emergente: basta que os recursos daí advindos sejam aplicados de maneira leviana por nossos dirigentes, tendo como parceiros o desconhecimento e a indiferença da maioria da população brasileira sobre tema de tal relevância nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Perissé da Silva Piquet, Universidade Cândido Mendes

Economista, doutora em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) coordenadora do mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Piquet, R. P. da S. (2012). Os efeitos multiplicadores da indústria brasileira de petróleo. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (123), 81–97. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/499

Edição

Seção

Dossiê: Indústria e território: transformações e permanências. Organização: Olga Lucia Castreghini de Freitas Firkowski