A perspectiva libertária do desenvolvimento e sua relação com o turismo em Capivari/Serro (MG)
Palavras-chave:
Tourism and development, Instrumental liberties, . Autonomy, CapivariResumo
Turismo e Desenvolvimento são temas bastante complexos e a relação entre ambos tem tido pouca atenção dos estudiosos dessas áreas. A ênfase na dimensão econômica tem dominado os discursos da iniciativa privada, assim como do poder público, quando se trata de projetos turísticos. Nesse sentido, busca-se aqui refletir acerca da relação entre esses temas, sobretudo a partir do entendimento do modo como a atividade turística vem sendo realizada em Capivari, no município do Serro (MG). Para isso, tomou-se como base as reflexões de Amartya Sen, cuja obra intitulada Desenvolvimento como Liberdade traz reflexões acerca do desenvolvimento, atribuindo ao termo uma dimensão humana, que acredita-se ser indispensável a esse processo. Contudo, as análises realizadas sobre o povoado de Capivari, com base nas liberdades instrumentais propostas pelo autor, revelaram que o tão esperado desenvolvimento, promovido por uma atividade turística que levasse em conta a participação da comunidade, ainda está no nível da expectativa, assim como a tão esperada autonomia advinda desse processo. Diante disso, uma das tarefas urgentes consiste em revisar o modelo de intervenção e gestão na comunidade e estimular a criação de mecanismos que sejam, ao mesmo tempo, emancipatórios e viáveis e que, por isso, ofereçam um conteúdo específico às propostas de turismo, numa direção contra-hegemônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
