Estudo da Dinâmica Agrícola na Microrregião de Paranavaí-PR: um aporte da teoria clássica da localização

Autores

  • Tomás Amaral Torezani Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Aline de Queiroz Assis Andreotti Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Antônio Carlos de Campos Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar. Mandioca. USAÇUCAR.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a transição da cultura de mandioca para a de cana-de-açúcar na microrregião de Paranavaí após a instalação da usina USAÇUCAR no município de Terra Rica, e, especificamente, apresentar os principais pontos das Teorias Clássicas da Localização de Von Thünen e Alfred Weber. O período em análise compreende as safras 2005/2006 até 2009/2010. Para avaliar a real importância da inserção da usina foram analisados oito municípios localizados a um raio de 30 km da propriedade. Desse modo, o estudo conclui que houve uma mudança da cultura de mandioca para a de cana- de-açúcar. Além disso, utilizando-se de mapas de clusters, foi possível verificar um deslocamento do centro produtivo de mandioca do município de Paranavaí para Alto Paraná (um município não pertencente ao raio em questão), confirmando a transição entre as culturas após a instalação da usina. Por fim, também se conclui que o papel dos custos de transporte e de mão de obra e da dependência de matérias-primas localizadas ainda é de grande importância para a situação da problemática da localização da cultura de mandioca e de cana-de-açúcar na microrregião de Paranavaí, confirmando a aplicabilidade das teorias clássicas da localização para o objeto de estudo.

Biografia do Autor

Tomás Amaral Torezani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutorando em Economia pelo PPGE/UFRGS e bolsista da Capes. Mestre em Ciências Econômicas pelo PCE/UEM.

Aline de Queiroz Assis Andreotti, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestranda em Teoria Econômica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas - UEM. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Antônio Carlos de Campos, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Professor Associado do PCE/UEM.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Torezani, T. A., Andreotti, A. de Q. A., & de Campos, A. C. (2013). Estudo da Dinâmica Agrícola na Microrregião de Paranavaí-PR: um aporte da teoria clássica da localização. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(124), 201–224. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/510